INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dicas d Saúde para quem trabalha em Call Center ou usa muito a voz


Cuidar da voz é uma necessidade ainda maior para quem depende dela para trabalhar. É o caso, por exemplo, de atores, cantores, professores, palestrantes e também dos operadores de teleatendimento. E hoje, de acordo com a ABT - Associação Brasileira de Telesserviços, eles já são mais de um milhão de profissionais em todo o país.

"O setor tem crescido em média 10% ao ano. Em 2009, foram gerados cerca de 100 mil novos postos de trabalho. A previsão para 2010 é que esse número seja ultrapassado", diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT.

Mas os cuidados precisam ser tomados pelos próprios operadores e também pelas empresas. Para isso, as centrais de atendimento seguem as exigências da NR-17, Norma Regulamentadora que regulariza aspectos trabalhistas da carreira de telesserviços, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No entanto, os profissionais também devem adotar alguns hábitos que ajudam a manter a voz saudável.

"A rouquidão, por exemplo, pode dar ao cliente a impressão de estar sendo atendido por um operador estressado, cansado. A ausência de variação na modulação da voz pode parecer desinteresse. Problemas como esses podem atrapalhar o desempenho do operador e o sucesso da operação", diz a fonoaudióloga Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora da consultoria Univoz, especializada no tema.

Pelo Dia Mundial da Voz (16 de abril), no final do mês passado, na sede da ABT, a especialista realizou uma Oficina dando dicas aos participantes - a maioria formada por profissionais do setor - sobre os cuidados com a saúde vocal. Confira abaixo algumas delas:

-> Evite beber líquidos muito gelados ou muito quentes durante a jornada de trabalho;

-> Consuma água ao longo do dia;

-> Para tratar dor de garganta ou alterações na voz, não tome remédios por conta própria. Eles podem apenas camuflar o problema, enquanto ele se agrava;

-> Fale menos ou fique um tempo em silêncio se sentir a voz muito alterada, até que ela volte ao normal;

-> Trate das alergias e alterações respiratórias;

-> Aproveite os intervalos durante o expediente para dar um repouso à voz;

-> Cigarros e drogas precisam ser eliminados dos hábitos e evite bebidas alcoólicas;

-> Procure tratar tosses e pigarros constantes com especialistas.



Fonte: Abn News

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ortopedista recomenda: contra as dores de inverno, mexa-se


Inspirados por filmes e notícias de outros países, quem de nós já não sonhou em curtir o inverno frente à lareira, enrolado em uma manta? Embora esse aconchego seja tentador, certamente não é acessível a todos e acaba sendo uma possibilidade distante da realidade. O frio está chegando e, para muita gente, pode trazer problemas como dor nos ossos, nas articulações, na musculatura; sintomas de artrose e de bursite se acentuam; dor de ouvido, dor de cabeça; sem falar nas gripes e resfriados e suas respectivas dores no corpo. O que fazer? Primeiro nem sonhe em ficar parado frente à lareira. Mesmo que possível, essa não seria mesmo a melhor opção para a saúde. Para combater os males do frio sobre o corpo humano, a regra é: mexa-se! Veja a seguir dúvidas muito comuns das pessoas relacionadas ao inverno e como movimentar-se pode evitar diversos problemas, impedindo que o corpo enferruje nesta estação do ano.

1. Pessoas mais magras sentem mais frio?

As pessoas mais magras tendem a sofrer mais com a queda de temperatura, porque a gordura corporal dá uma proteção ao frio. Portanto, sentem mais frio em relação aos mais gordinhos. O corpo humano tem temperatura estável, por volta de 36 graus, dependendo de cada um. Quando faz calor precisa perder temperatura e quando esfria muito é o contrário, há necessidade de ganhar temperatura.


2. As pessoas ficam pálidas no inverno?

Ocorre que, com o frio, os vasos se escondem e o coração passa a bater mais forte para manter a temperatura corporal. Este esforço resulta na palidez do rosto.


3. Os ossos dóem mais no inverno?

Esta é uma pergunta que sempre ouço. A resposta é sim! E há explicação para isto. É fato que, nos dias frios, aumenta a possibilidade de constrição vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) e a pessoa se encolhe ao sentir o frio, tensionando músculos e nervos. A tendência é de os músculos ficarem mais tensos ou terem contratura, o que ajuda a tornar algumas partes do corpo doloridas. Ficar encolhido pode afetar a postura e provocar dores na coluna. Além disso, nas articulações, o líquido sinovial — que fica mais espesso com o esfriamento do corpo —, pode gerar incômodos também.

Apesar dos poucos estudos sobre o impacto da baixa temperatura no organismo das pessoas, é fato que queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos são muito comuns nos consultórios médicos durante o inverno. O clima frio é um problema mais sério para quem sofre de algumas doenças crônicas. Na área de ortopedia há muitas reclamações de dores nas articulações. Os sintomas da artrose ou da bursite ficam acentuados. Não se sabe ao certo se a responsável por provocar as dores é a temperatura baixa ou a umidade do ar. Sem contar a sensação térmica, que é a temperatura percebida pelo corpo humano diante da conjunção do frio com o vento, que resulta em mais frio do que a temperatura marcada pelos termômetros. O fato é que as pessoas admitem que ficam sem disposição para a atividade física quando faz frio, o que é um erro para a saúde.

4. No inverno, é melhor tratar os problemas no corpo com bolsa de água fria ou quente?

Na verdade, tanto faz. Há uma controvérsia em fisioterapia sobre qual é a melhor opção para tratamento: o uso de calor ou frio? Digo que cada um tem uma função apropriada para cada problema e pode-se usar até alternadamente gelo ou bolsa de água quente ou o calor de lâmpadas. O tratamento com frio é mais completo porque é analgésico, a aplicação diminui a sensibilidade local e reduz a inflamação, quando ela existe. Em todo caso, havendo intolerância ao gelado porque a temperatura ambiente está muito baixa, o paciente pode fazer compressa quente. O calor faz com que aumente a circulação nos vasos associados, melhora a circulação na região e intensifica a atividade. A alternância entre o frio e o calor serve para tirar o inchaço do local.


5. Frio demais dá dor-de-cabeça?

A constrição sanguínea ou a contração muscular podem provocar dores na cabeça. Por isso, convém se agasalhar, usando toca ou chapéu, para manter esta parte do corpo mais relaxada. Dentro deste tema, algumas pessoas sentem dor-de-cabeça quando tomam sorvete, mesmo que no verão. A explicação é a mesma: o frio do sorvete afeta a temperatura do sangue e dos músculos e desencadeia os mesmos sintomas de quando a temperatura ambiente não está alta.


6. O choque térmico provoca mesmo doenças?

Aqui a informação importante, principalmente para quem sofre de doenças reumáticas: a troca de calor para frio ou vice-versa não causa a dor. A friagem sentida ao abrir a geladeira logo após tomar um banho quente, o chamado golpe de ar, já foi acusada de provocar paralisia facial. Hoje, não há discordâncias quanto a isto: a paralisia é provocada por um AVC, um derrame cerebral.


7. E gripes e resfriados?

As mudanças de temperatura podem ajudar a desencadear um quadro de resfriado. As gripes porém são transmitidas por microorganismos e independem de mudanças de temperaturas. Gripes e resfriados são doenças muito mais incidentes no inverno do que no verão. Por isso, recomenda-se a vacinação anual, inclusive dos tipos mais graves, como a causada pelo vírus H1N1, e evitar as mudanças bruscas de temperatura, protegendo sempre o corpo com agasalhos. No frio, o nariz e a garganta parecem mais sensíveis quando a pessoa apresenta um quadro de gripe e resfriado. Convém manter a higiene e ficar atento a novos sintomas, que poderão exigir outros medicamentos, sempre indicados pelo médico. Aliás, não se deve automedicar mesmo no caso de um simples resfriado.


8. Como ficar bem disposto nos dias frios?

Os músculos e articulações frequentemente parados ajudam a aumentar sintomas de muitos problemas de saúde, pela perda de flexibilidade. Com o passar do tempo, o sedentarismo tem sido o grande vilão da saúde. Como ninguém quer perder a autonomia quando ficar mais velho, a dica é mexer o corpo agora. Recomendo duas coisas muito simples: fazer alongamento e caminhada, fortes aliados no combate às dores de inverno. Estas atividades físicas são complementares e recomendadas quase que para todas as pessoas, em qualquer idade.

9. Como o alongamento ajuda?

Antes de fazer qualquer exercício físico, o alongamento é essencial e no frio, sua importância é crucial para destravar ossos, músculos e nervos para que o sistema locomotor funcione plenamente e com toda a facilidade. Os exercícios de alongamento são simples e podem ser praticados a qualquer momento. Ao levantar, espreguice e no trabalho ou na escola, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo em uma só posição. A maneira correta de se alongar é observar a postura ereta, posicionando a coluna reta, alinhada com a cabeça (para isto, utilize o queixo como guia: ele deve ficar paralelo ao chão). A partir daí, movimente braços, pernas e pescoço, esticando a musculatura e relaxando. Fique atento ao trabalho de músculos e articulações, que devem ser dobradas e desdobradas. O ideal é fazer alongamento pelo menos uma vez ao dia, todos os dias. Cada movimento, convém ser repetido três ou quatro vezes. No caso do alongamento ser praticado antes e depois da prática esportiva, é recomendável que a sessão dure cerca de dez minutos.


10. Como o hábito de realizar caminhadas pode ajudar?

O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a caminhada continue a ser uma prática saudável, mesmo no inverno. É importante saber que a respiração se altera na caminhada no inverno, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo – cerca de 36 graus centígrados. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados.

E quais os cuidados para caminhar no inverno? Atenção redobrada ao alongamento! O alongamento deve ser feito, no mínimo, por 15 minutos. Mãos, pés e cabeça precisam de estimulação extra. Faça movimentos contínuos para que fiquem aquecidos. Além disso, não esqueça o agasalho, inclusive para as extremidades do corpo. Aconselho a caminhada pela manhã. Em outro horário é preciso proteger a pele porque mesmo no inverno os raios solares são nocivos e, quem mora em cidade grande, pode evitar as horas do meio do dia por causa da poluição do ar.

O exercício mexe com a musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Faça também um alongamento em todo o corpo, como se estivesse espreguiçando. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes, e para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda. Caminhar ajuda a aumentar a resistência, o que ajuda a evitar resfriado e gripe. A receita do esquimó é correta: não deixe de movimentar o corpo, mesmo que haja muita neve lá fora.

[*] Fabio Ravaglia é médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral pelo Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi o primeiro brasileiro aceito pelo programa do Royal College of Surgeons of England, onde se especializou em ortopedia reumatológica (próteses e revisão de próteses articulares, artroscopia de várias articulações, tratamento de dor na coluna e traumatologia). Durante quatro anos atuou como cirurgião ortopédico em hospitais ligados à Universidade de Bristol, na Inglaterra, país reconhecido pelo pioneirismo no desenvolvimento de próteses e de técnicas de ortopedia reumatológica. Na Alemanha fez especialização nas mais avançadas técnicas para cirurgias de coluna minimamente invasivas, realizadas com um aparelho do tamanho de uma caneta e com anestesia local. A técnica é utilizada para cirurgias de hérnia de disco.

Em 1994, o ortopedista voltou ao Brasil e passou a atuar com um avançado tratamento cirúrgico para problemas das articulações — a artroscopia, técnica cirúrgica que minimiza as desvantagens da cirurgia e reduz as dores provocadas pela artrose, artrite, traumatologia e hérnia de disco. O dr. Ravaglia é também membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz e Santa Catarina; diretor-presidente da Arthros Clínica Ortopédica; membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo (cadeira 118, patrono Ernesto de Souza Campos); e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Desde 2005, o dr. Fabio Ravaglia preside o Instituto Ortopedia & Saúde, organização não-governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção a doenças e que organiza o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, evento mensal que incentiva a atividade física e conta com uma feira de saúde aberta à população para a realização de exames gratuitos.

Fonte: Abn News

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A ODONTO S.A. INICIA NA BAHIA A COMERCIALIZAÇÃO DOS SEUS PLANOS ODONTOLÓGICOS



A Operadora de Planos Odontológicos ODONTO S.A traz para a Bahia um conceito inovador e exclusivo de gestão de planos de saúde odontológica voltados para planos individuais, familiares, empresas públicas e privadas, primando pela satisfaçãoo plena e excelência total no atendimento prestado aos beneficiários, utilizando para estes fins técnicas e ferramentas eficientes na implantaçãoo, gerenciamento e monitoramento das atividades comerciais e operacionais.



Os planos desenvolvidos estão em total conformidade com a Lei 9.656/98, que trata da regulamentação dos planos de saúde no Brasil e estão devidamente registrados e autorizados pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar.



A Missão da ODONTO S.A é oferecer soluções práticas, completas e de alta performance em saúde bucal, proporcionando aos beneficiários qualidade e ampla acessibilidade aos serviços odontológicos.


A ODONTO S.A é formada por uma equipe técnica composta de profissionais altamente capacitados e com mais de 15 anos de experiência no segmento de gestão de planos odontológicos, dispostos a efetuar uma consultoria completa e constante em saúde odontológica, identificando as melhores soluções para sua família, sua empresa e seus colaboradores.

Fonte: Odonto S. A

Dor durante ou após a relação sexual pode sinalizar existência de mioma uterino


Inúmeras mulheres se queixam de dores genitais durante ou após a relação sexual. Esse incômodo, que também é chamado de dispareunia e prejudica a vida de muitos casais, pode sinalizar a existência de um mioma uterino. Embora poucas mulheres saibam, o mioma uterino é um tumor benigno, relativamente freqüente na idade adulta e uma das maiores causas de perda do útero. Os sintomas incluem ainda dismenorréia (cólica menstrual), sensação de pressão na região pélvica, dores nas pernas e nas costas e constipação intestinal, o que prejudica ainda mais a qualidade de vida.

O tratamento clássico para o mioma, a histerectomia (procedimento cirúrgico para retirada do útero, que muitas vezes se estende também a ovários e trompas) significa para muitas mulheres comprometer sua identidade feminina e renunciar à maternidade.

Muitas desconhecem as alternativas à cirurgia, como a embolização, uma moderna técnica que requer apenas uma incisão do tamanho de uma ponta de caneta na virilha, com anestesia local, e que tem o objetivo de cortar o suprimento de sangue para o tumor, provocando a "morte" do mioma, sem prejuízos à saúde − por oferecer uma recuperação mais rápida − e, principalmente, à fertilidade da mulher. A técnica também é indicada para tratar tumores ósseos, de fígado, cânceres e aneurismas.

"A embolização, ou emboloterapia, é uma cirurgia minimamente invasiva e muito menos traumática que a convencional. Requer uma pequena incisão na virilha, por onde é introduzido o cateter, que é conduzido pelas artérias, visualizadas por meio de um equipamento computadorizado de raios X", afirma o Dr. Néstor Kisilevzky, especialista em Radiologia Intervencionista, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos maiores conhecedores da técnica na América Latina.

Quando se alcança as artérias uterinas que levam o sangue até o útero e os miomas, injetam-se partículas que entupirão essas artérias, impedindo os miomas de receberem sangue, regredindo rapidamente de tamanho. Ao fim do procedimento, simplesmente retira-se o cateter, sem a necessidade de pontos. "A paciente fica apenas 2 horas na sala de recuperação e pode voltar para casa em 24 horas, com o retorno às atividades normais até dez dias após a cirurgia", conclui o médico.

Fonte: Abn News

Obesidade e Excesso de Peso: Entre doença e o problema estética


"Globesidade" é uma nova palavra, cunhada em 2001 pela OMS, para classificar a epidemia de obesidade que aflige praticamente o mundo todo e atinge indiscriminadamente homens e mulheres de todas as idades. Obra esclarece dúvidas sobre obesidade e excesso de peso - seus conceitos e causas, tratamentos possíveis, regimes e exercícios físicos, técnicas cirúrgicas e seus riscos - e fornece conselhos para a escolha do programa mais adequado e realista de emagrecimento.

Ao mesmo tempo em que milhões de pessoas morrem de fome ou sofrem com os efeitos decorrentes da desnutrição no mundo, outros milhões estão acima do peso e, dentre estes, pelo menos 300 milhões são considerados obesos. Em Gana, por exemplo, o número de indivíduos com excesso de peso ou obesos já está muito próximo daquele dos indivíduos abaixo do peso por desnutrição. No Brasil, no final de 2004, o Instituto de Pesquisas Brasileiro informava: para cada mulher mal alimentada existem oito com excesso de peso e entre os homens essa relação é de um para quinze. Entre tantos extremos, onde exatamente se encontra o equilíbrio?

É dessa pandemia explosiva, de graves consequências ao bem-estar físico e emocional e de grande impacto nos custos do sistema de saúde pública, que trata a mais recente obra de Paulinas: Obesidade e excesso de peso - Entre a doença e o problema estético. Misturando experiências e competências, os autores Ottavio Bosello e Massimo Cuzzolaro sustentam a necessidade de uma abordagem multidimensional do problema, levando em consideração seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Apresentam definições e classificações de obesidade, discutem a questão da hereditariedade em contraste com hábitos de vida e identificam os principais riscos e doenças associadas ao excesso de peso. Analisam os efeitos emocionais e relacionais que afetam as pessoas que não se ajustam aos padrões estéticos, e comentam acerca das diversas opções hoje disponíveis para a perda de peso, esclarecendo que o principal objetivo deve ser a melhoria da saúde e que os acompanhamentos médico e terapêutico são essenciais.


Os autores:

Massimo Cuzzolaro leciona Psiquiatria e Psicopatologia da Alimentação na Universidade "La Sapienza", de Roma (Itália).

Ottavio Bosello leciona Geriatria na Universidade de Verona, onde dirige o Departamento de Ciências Biomédicas e Cirúrgicas.


Ficha Técnica:

Título: Obesidade e excesso de peso - Entre a doença e o problema estético
Autores: Massimo Cuzzolaro e Ottavio Bosello
Paulinas Editora - Coleção: Questão de Saúde
Formato: 13,0 x 20,0
Páginas: 160
Preço: R$ 21,50
Código: 516600
ISBN: 9788535625790


Fonte: Abn News

Anemia e gestação podem representar combinação fatal


A anemia em gestantes é uma condição frequente e perigosa. "Em países desenvolvidos, estima-se que aproximadamente 18% das gestantes apresentem anemia durante a gravidez. Nos países em desenvolvimento, o índice aumenta de maneira significante, variando de 35% a 75%", afirma o hematologista Sandro Melim da DASA, que representa em Mato Grosso as marcas Cedic/Cedilab.

Segundo o especialista, casos severos de anemia estão associados a uma acentuada taxa de mortalidade entre as gestantes. Todavia, graus leves e moderados parecem não aumentar tal risco. Dr. Melim conta que grande parte dos casos está relacionada a questões socioeconômicas, como falta de nutrição adequada e dificuldade de acesso aos serviços de assistência pré-natal.

Além de questões socioeconômicas, a anemia gestacional acontece por diversas causas. "Entre os principais motivos está o aumento na demanda de ácido fólico pelo organismo - devido à produção dos tecidos e órgãos do feto", destaca o hematologista do Exame. Baixos níveis de ácido fólico colocam a gestante em risco de desenvolver anemia megaloblástica. Isso pode acarretar problemas irreversíveis para o feto, como defeitos na formação do tubo neural (estrutura que dá origem ao cérebro e à medula espinhal).

Há ainda o aumento na demanda de ferro pelo organismo, que também ocorre por causa da produção de células e tecidos do feto. A ausência de ferro aumenta o risco de desenvolvimento de anemia ferropriva - que pode levar ao desenvolvimento inadequado da placenta, gerando problemas durante a gestação e na hora do parto.

Os sintomas da anemia durante a gravidez são idênticos aos apresentados por não grávidas. "O acompanhamento médico é imprescindível, pois muitos desconfortos podem ser confundidos com a doença. Por exemplo, fraqueza, sensação de falta de ar, fadigabilidade e irritabilidade podem ser relatadas por gestantes sem que estejam com graus significativos de anemia. Tais sintomas podem ser causados pelo aumento de peso, aumento do volume uterino, instabilidade emocional, entre outras alterações", explica Dr. Melim.

O diagnóstico segue as mesmas linhas gerais da análise feita em não grávidas. É importante realizar avaliação da história clínica da gestante, assim como um exame físico completo. Além disso, exames laboratoriais para avaliar os estoques de ferro e ácido fólico do organismo podem ser necessários em vários momentos da gestação. Em casos mais severos, pode ser necessário lançar mão de exames de imagem e até mesmo procedimentos invasivos, como a amniocentese - que avalia a anemia diretamente no feto.

Dr. Melim destaca que a prevenção da anemia na gestação pode ser feita com suplementação de ferro e ácido fólico, além de orientação nutricional. É importante lembrar que gestantes vegetarianas devem receber suplementação de outras vitaminas, como as do "complexo B", que estão presentes principalmente em alimentos de origem animal. As futuras mamães que desenvolvem anemia moderada e severa podem necessitar de doses maiores de ferro. "Em alguns casos, pode ser necessário usar reposição intravenosa de ferro ou mesmo hemotransfusões para o tratamento", conclui Dr. Sandro Melim.


Fonte: Abn News

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mitos e Verdades Sobre o Câncer


O médico oncologista Amândio Soares Fernandes Junior, diretor da Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), esclarece alguns temas sobre o que é mito e verdade quando o assunto é câncer:

Câncer tem cura?

Verdade. A palavra câncer engloba uma série de doenças distintas com a mesma denominação. Diversos tipos de câncer são potencialmente curáveis, particularmente se detectados numa fase mais precoce. Alguns tipos de câncer, mesmo detectados em fases mais avançadas, também são potencialmente curáveis (ex. Câncer de testículo, coriocarcinoma, linfoma, etc).

Câncer é hereditário?
O câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do individuo. Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%), e a maioria está relacionada a exposição a fatores ambientais (tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar, etc).

Stress, depressão e outros problemas psicológicos podem causar o câncer? E agravar a doença?
Alterações no sistema imunológico podem predispor ao aparecimento do câncer e existem alguns estudos que relacionam o stress, depressão e outros distúrbios psicológicos a alterações no funcionamento do sistema imunológico do individuo. Entretanto, o nexo causal direto entre o stress e a depressão com o aparecimento do câncer ainda não foi demonstrado. No paciente já diagnosticado com câncer, esses sintomas podem levar a uma dificuldade maior para enfrentar o tratamento e ser um empecilho para o sucesso terapêutico e melhoria de qualidade de vida.

A maior incidência de câncer ocorre na cabeça?
Mito. Os tumores mais freqüentes são os de pele não-melanoma, mama, próstata e pulmão.

Uma dieta inadequada é responsável por 50% dos casos de câncer?
A dieta, juntamente com diversos outros fatores ambientais (tabagismo, exposição solar, infecções, etc), esta relacionada ao aparecimento do câncer. E difícil dizer exatamente qual a porcentagem de contribuição de cada fator nos diferentes tipos de tumor, mas uma dieta adequada e saudável pode contribuir significativamente para prevenir alguns tipos de câncer.

Um nódulo é necessariamente um câncer?
Mito. Um nódulo pode ser um tumor benigno ou até mesmo uma lesão não tumoral.

Todo tumor é um câncer?
Mito. Existem os tumores benignos e os tumores malignos. Estes últimos são sinônimos de câncer.

O câncer causa esterilidade em homens e mulheres?
De uma forma geral não, mas os tratamentos relacionados ao câncer podem levar a esterilidade.

Há de fato o período de cinco anos para garantir que a pessoa não terá mais a doença?
Mito. Não existe um período arbitrário, mas a chance de recidiva do tumor, de um modo geral, diminui com o passar do tempo a partir do tratamento.

É verdade que quando o câncer aparece novamente, a doença já não tem cura?
Mito. Cada situação deve ser individualizada, e em vários casos de recidiva a doença ainda é potencialmente curável.

As células-tronco podem ser consideradas como uma luz no fim do túnel nos casos mais graves de câncer?
Verdade. A tecnologia das células tronco pode ser útil em alguns casos, e já é utilizada por exemplo em casos de transplante de medula óssea relacionado ao câncer ( é um tipo de tecnologia de células tronco ). Vários estudos ainda estão em andamento na tentativa de ampliar a sua utilização de forma eficaz e segura.

Adoçantes provocam câncer?
Mito. Apesar de inicialmente haverem suspeitas do potencial cancerígeno de adoçantes com ciclamato, aspartame e sacarina, estudos subseqüentes não foram capazes de confirmar essa associação.

A quimioterapia e a radioterapia fazem mal às pessoas?
A quimioterapia e radioterapia podem levar a efeitos colaterais específicos mas que na maioria das vezes são manejáveis. Essas formas de tratamento fazem parte do arsenal terapêutico no combate ao câncer e deve-se discutir com o paciente o risco - beneficio de sua utilização.

Alimentos previnem o câncer? Quais?
De um modo geral, ainda faltam evidencias incontestáveis de que uma dieta pobre em gordura saturada, rica em frutas, verduras e fibras diminui significativamente a incidência de câncer, apesar de alguns estudos preliminares apontarem para essa associação. O consumo de carne vermelha aparentemente aumenta o risco de desenvolvimento de câncer do intestino grosso, e a ingestão de tomate aparentemente protege contra o aparecimento do câncer de próstata. A ingestão de quantidades diárias satisfatórias de vitamina D e cálcio também podem ser fatores protetores contra o aparecimento do câncer de intestino.

A pílula anticoncepcional provoca câncer?
Não existem estudos definitivos que permitam uma associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer. O uso da mesma pode estar associado a uma diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de ovário. A terapia de reposição hormonal na pos-menopausa aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

O álcool é fator de risco para o câncer?
Verdade. O consumo de álcool esta relacionado ao câncer de cabeça e pesoço, esõfago, intestino e mama.

É verdade que o câncer é contagioso?
Mito.

Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?
Os dois tipos mais freqüentes de câncer de pele (células escamosas e basocelular) tem sua incidência aumentada com o aumento da idade.

O cigarro causa apenas câncer de pulmão?
Mito. O cigarro esta relacionado ao aparecimento de diversos tipos de câncer: boca, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, pulmão, etc...

A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele?
Verdade, pois é um fator protetor contra os raios ultravioleta.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel?
Mito.

Andar muito de avião, ficar sempre perto de antenas de celulares ou aparelhos como micro-ondas aumentam o risco de desenvolver câncer?
Mito. Não foi comprovado do ponto de vista técnico que há um aumento da incidência de tumores com essas atividades.

O câncer de próstata causa impotência?
O tratamento do câncer de próstata pode levar a impotência. Mas não são todos os pacientes tratados para o câncer de próstata que ficam impotentes, sendo que vários fatores são importantes (idade do paciente, tipo de tratamento, etc ).

Anemia transforma-se em leucemia?
Mito. A anemia e a denominação dada a queda dos níveis de hemoglobina. Tem diversas causas, sendo a leucemia uma das causas de anemia.

Por terem a pele escura, os negros não têm câncer de pele?
Mito.

Homem também pode ter tumores de mama?
Verdade. Cerca de 1% dos tumores malignos da mama acontecem no sexo masculino.

Câncer pode induzir a depressão?
Verdade. Os pacientes com o diagnostico de câncer, por uma série de razões (medo da morte, tratamento, etc) estão sujeitos ao aparecimento de depressão.



Fonte: Abn News