INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dicas de Saúde: Evite o Sal para Evitar Hipertensão Arterial


A hipertensão arterial acontece quando os níveis da pressão estão acima de valores de referência para a população geral. Apesar do valor normal de pressão arterial ser de 120x80 mmHg, considera-se alteração de pressão apenas quando os valores forem superior a 140x90 mmHg. No caso das crianças, os valores variam de idade para idade e são sempre mais baixos do que a referência nos adultos. Qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso.

Somente a manutenção dos níveis permanentemente altos em múltiplas medições, em diferentes horários, em várias posições e condições (repouso, sentado ou deitado) caracteriza a hipertensão arterial. A medida da pressão arterial deve ser realizada apenas com aparelhos confiáveis. A doença é tão comum que até ganhou uma data, o 26 de abril, considerado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista da DASA, que é representada em Mato Grosso pelas marcas Cedic/Cedilab, uma das maiores causadoras de hipertensão é a ingestão excessiva de sal. Uma pessoa saudável deve ingerir diariamente até, no máximo, cinco gramas de sal, o que representa uma colher de chá rasa. Mas o consumo médio no Brasil é de dez a doze gramas por dia. Scharf lembra que o excesso provém, em grande parte, dos alimentos processados, já que eles contêm sal na forma do seu princípio ativo, o sódio.

O especialista dá dicas sobre como diminuir a quantidade de consumo do sal. São elas: retirar o saleiro da mesa, controlar o uso do sal no cozimento, preferir sempre alimentos frescos, substituir o sal por temperos e ervas frescas ou secas (como alho, cebola, salsa e pimenta vermelha fresca, por exemplo), evitar os temperos prontos, temperar a salada de outras formas (com azeite de oliva, limão, vinagre, vinagre balsâmico e ervas, por exemplo).

Também fazem parte das dicas evitar sopas prontas e embutidos, conservas salgadas, salgadinhos, frios salgados e queijos gordos. "Não esqueça também de sempre ler os rótulos dos alimentos e escolher as versões com pouco sódio", enfatiza Scharf.

O médico também sugere que se consuma adoçantes como estévia, sucralose, frutose e aspartame, já que os mais comuns têm sódio. Para as comidas enlatadas, como milho e palmito em conserva, a dica é remover o excesso de sal deixando-as de molho em água fresca por uma hora.

Fonte: Abn News

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gorduras do Bem: Saiba como identificá-la e evitar riscos cardiovasculares

HCor alerta para o consumo de gorduras benéficas ao organismo e que auxiliam na prevenção de problemas cardíacos.


Muitas pessoas ainda têm dificuldades para inserir no cardápio diário alimentos ricos em nutrientes e que possuam pequenas quantidades de gorduras prejudiciais à saúde. Para isso, a leitura de rótulos e uma consulta simples ao nutricionista podem esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação as gorduras.

Também conhecidas como lípides, as gorduras são consideradas nutrientes de alta densidade energética. Ligadas ao colesterol sanguíneo, o consumo excessivo de alimentos ricos em ácidos graxos, saturados e trans elevam os níveis de colesterol, sendo este um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

Presentes em alimentos de gordura vegetal e animal, cada grama de gordura equivale a 9 kcal, sendo que sua ingestão não deve ultrapassar um terço das calorias consumidas diariamente. As gorduras são divididas em dois grupos, saturadas e insaturadas. As saturadas e as trans aumentam o colesterol ruim no organismo (LDL). Já as insaturadas, divididas em polinsaturada (Ômega 3 e Ômega 6) e monoinsaturada (Ômega 9) são conhecidas como gorduras do bem, pois atuam no colesterol bom (HDL).

De acordo com a Chefe do Serviço de Nutrição do HCor - Hospital do Coração em São Paulo, Rosana Perim, quando substituímos as gorduras ruins pelas boas auxiliamos na redução dos níveis de colesterol e consequentemente os riscos cardiovasculares. "Para reduzir esses riscos indicamos um consumo regular de frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), de peixes de águas frias (sardinha pescada atum salmão), do azeite de oliva e óleos vegetais (soja, milho, girassol e canola) além de alimentos a base de soja", explica Rosana.

"Alternar o consumo de carnes vermelhas e aves por peixes, aumentar o consumo de fibras e substituir alimentos à base de laticínios por produtos de soja, como hambúrguer, queijos e leite são algumas dicas que tornam a dieta mais saudável e nutritiva e sem riscos à saúde" completa a nutricionista.


Fonte: Abn News

Doença rara faz menino envelhecer 5 vezes mais rápido


Um menino de 11 anos que sofre de uma rara doença genética está envelhecendo a uma velocidade cinco vezes maior do que seus colegas de classe e sofre de artrite e outras condições relacionadas à velhice. Harry Crowther, de West Yorkshire, na Inglaterra, sofre de progéria atípica, uma forma um pouco menos severa da progéria clássica conhecida como síndrome de Hutchinson-Guilford.

O menino é menor do que outros garotos da sua idade, não tem gordura corporal e suas feições faciais são semelhantes às de um paciente da síndrome clássica - sua expectativa de vida, porém, pode ser mais alta.

A pele de Harry já começou a afinar, seu cabelo cresce lentamente e os ossos de seus dedos e da clavícula começaram a desgastar. No início de abril, ele teve confirmado o diagnóstico de artrite, depois de começar a sentir dor em suas juntas. O menino toma analgésicos quatro vezes por dia e faz hidroterapia para ajudá-lo a suportar a dor e exercitar as articulações.

A doença de Harry Crowther é tão rara que seu caso é o único confirmado no Reino Unido. Em todo o mundo, apenas 16 casos são conhecidos, segundo o Great Ormond Street Hospital, onde o menino recebe tratamento. Por sua condição ser tão rara, os médicos não sabem exatamente quais seus prognósticos.

Os pacientes dessa doença normalmente só apresentam sintomas depois do primeiro ano de vida, mas apesar de ter notado "algo estranho", os pais de Harry só conseguiram confirmar o diagnóstico quando ele tinha sete anos de idade, em um exame nos Estados Unidos.

"Eu vi algumas marcas no corpo de Harry, mas nosso médico disse que se tratavam apenas de marcas de nascença", disse a mãe dele, Sharron. "Mas como as marcas se tornaram mais pronunciadas, pedi para consultar um especialista."

"Muitos especialistas tiveram dificuldades em diagnosticar Harry. No fim, alguém disse que, por sua aparência, Harry poderia sofrer de algum tipo de progéria, então fomos ao centro médico UT Southwestern, em Dallas, para confirmar o diagnóstico". Ao ouvir a notícia, a reação da família foi mista.

"Inicialmente, ficamos aliviados por saber que não era a progéria clássica de Hutchinson-Gilford, que é muito mais séria", disse Sharron. "O lado ruim é que não há outras famílias com quem possamos falar sobre isso. O Harry é o único menino do país com a doença."

A expectativa de vida de pacientes de progéria clássica vai até a adolescência, mas há casos de pacientes da síndrome atípica que viveram até mais de 30 anos de idade. O jovem, que também é escoteiro e anda de skate e bicicleta, tem que manter uma dieta baixa em gorduras e realizar atividades físicas, mas ele fica cansado rapidamente.

"A doença não para Harry - ele segue vivendo", disse sua mãe. Sua saúde tem que ser monitorada constantemente, já que pacientes da doença costumam desenvolver problemas cardíacos. A doença é causada por uma mutação no gene LMNA (conhecido como o gene do envelhecimento), que faz com que ele envelheça a uma velocidade muito mais rápida do que o normal.

A família do menino criou uma página no Facebook para divulgar informações sobre a doença e ajudar outras pessoas que tenham sintomas semelhantes e não tenham conseguido diagnosticar a doença.


Fonte: Terra Notícias

Evite maus hábitos


Use o seu carro sem adquirir certos vícios na direção, que reduzem a vida útil das peças e equipamentos. Em nome do seu bolso, a seguir, listamos hábitos que devem ser evitados:

Segurar o automóvel na embreagem: Controlar o veículo com a embreagem numa subida faz com que o platô não pressione o disco de embreagem contra o volante do motor. Isso acaba provocando um deslizamento entre o disco e o volante, prejudicando os componentes da embreagem, com possibilidade até de comprometer partes do motor.

Manter o pé apoiado na embreagem: Provoca desgaste prematuro na peça.

Virar o volante com o veículo parado: Força excessivamente o pinhão e a cremalheira da caixa de direção, diminuindo sua vida útil, além de prejudicar os pneus e forçar as buchas de suspensão.

Esperar o motor aquecer: Esta prática, além de desnecessária, acaba prejudicando o rolamento do eixo primário da caixa de mudanças.

Lavar o motor: O motor não foi feito para receber água sob pressão em seus conectores elétricos. Quando é lavado com jato de água, o motor pode ter seus conectores soltos. Além disso, o acúmulo de água com desengraxante ou sabão, com o tempo, leva os conectores a sofrerem oxidação, exigindo a troca do chicote.

Deixar o tanque quase vazio: Andar muito tempo com o combustível na reserva pode prejudicar a bomba de combustível e as válvulas injetoras, em função das impurezas do combustível, depositadas no fundo do tanque.

Dirigir com a mão sobre a alavanca do câmbio: Desgasta as engrenagens.

Dirigir com o braço para fora do carro: Provoca lentidão nas reações do motorista e a atitude é punida com multa.

Dirigir com o banco deitado: Também dá lentidão às reações, além de provocar dores nas costas.

Usar a luz de neblina desnecessariamente: Ofusca os motoristas que vêm atrás.


Fonte: Funenseg - TSS

Dicas de Saúde: Odontologia para a melhor idade - Artigo de Cristian Alexandre Corrêa


Os idosos de hoje, vêm de uma época em que predominavam a deficiência de uma conscientização geral, a falta de informações, a carência de profissionais realmente habilitados e com os recursos odontológicos.

Tais fatores constituíram um padrão errôneo de educação odontológica em que predominavam o medo, a falta de interesse, desconhecimento e uma distância enorme da íntima relação de saúde oral e a totalidade do organismo humano.

Com o avanço da idade, há um aumento da incidência das doenças crônico-degenerativa e do uso de medicamentos que geram repercussões físicas, psicossociais e consequentemente uma queda no nível de higiene bucal.

A cavidade bucal envelhecida pode apresentar certas características fisiológicas, como a diminuição das papilas gustativas, causando uma diminuição no paladar e a língua apresenta-se normalmente um aspecto liso.

Sobre a língua com acúmulo de detritos, pode-se formar uma massa branca conhecida como saburra lingual, que pode originar o mau hálito ou halitose. A mucosa bucal pode apresentar-se mais sensível e frágil, devido às alterações metabólicas que aparecem na terceira idade, tornando-a mais suscetível aos traumas.

Limitar o exame clínico bucal ao exame dos dentes não é mais aceitável. A abordagem odontológica ao paciente da terceira idade deve extrapolar os limites da cavidade bucal. Estudos recentes correlacionam várias doenças sistêmicas com patologias bucais e vice-versa.

As doenças mais comuns que acometem os idosos são os acidentes vásculo-cerebrais, doenças cardíacas, Diabete melito, artrite, câncer bucal. Doenças neurológicas como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson, além de alterações nutricionais, que podem ser importantes efeitos sobre a condição bucal e conduta de profissional da área odontológica.

A equipe odontológica possui também a função de conscientização e realização da higienização bucal que é de fundamental importância na manutenção da saúde do paciente.

[*] Dr. Cristian Alexandre Corrêa é Especialista e Mestre em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Doutor em Implantodontia. Responsável pelo Credenciamento de Fixações Zigomáticas da Nobel Biocare e Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia da CEFOS - Uningá - Belo Horizonte.


Fonte: Abn News

Nutricionista explica os benefícios dos suplementos alimentares na dieta dos atletas


Recomendado para atletas que necessitam de nutrientes, vitaminas e sais minerais, os suplementos devem ser prescritos por um nutricionista, que traçará o perfil do esportista e indicará o composto que mais se adapta as suas necessidades.


Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que vêem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Em alguns casos a falta do complemento pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas.

De acordo com a nutricionista do esporte do HCor - Hospital do Coração, Camila Gracia os suplementos são indicados para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições diárias. "Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições "comuns" (café, lanches, almoço e jantar) não conseguimos oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam", afirma Camila.

Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais utilizados estão os repositores de minerais e água, os que são fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos, e os conjugados de carboidratos, proteínas e lipídios, entre outros. Esses produtos possuem inúmeros compostos que podem alterar o metabolismo do atleta, por isso, o auxílio de um nutricionista na preparação da dieta e, consequentemente na indicação do suplemento alimentar é primordial. Esse profissional agirá em paralelo com os treinadores e profissionais de educação física e assume um papel muito importante na saúde do atleta.

"Primeiramente o nutricionista deve investigar o hábito alimentar do esportista. Existem vários métodos de avaliação do consumo alimentar. Após este levantamento é feito o cálculo de quanto o atleta consome de nutrientes e qual o gasto estimado diário contando com o exercício. Dessa forma verificamos as deficiências e incluímos os suplementos de acordo com a necessidade de cada um", completa a nutricionista.

Camila afirma ainda que o uso de suplementos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde do atleta, já que a ingestão dos nutrientes vai estar acima do que ele necessita diariamente. "O consumo elevado de sódio, por exemplo, pode elevar o risco de desenvolver hipertensão. Já o uso excessivo de suplementos com carboidratos pode ser o propulsor do ganho de peso".

Suplemento - Indicação

Repositores hidroeletrolíticos
Bebidas esportivas com associação de carboidratos e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, vitaminas e minerais) para reposição de água e minerais durante o exercício;

Repositores energéticos
Produtos formulados principalmente com carboidratos, para alcançar ou manter o nível de energia necessário dos atletas;

Alimentos protéicos
Produtos com predominância de proteínas, para completar as necessidades do esportista;

Alimentos compensadores
Produtos com formulação variada de nutrientes - carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais -para completar a alimentação dos atletas;

Aminoácidos de cadeia ramificada
Produtos com concentrações variadas de valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia. Estes aminoácidos são relacionados aos processos anabólicos do metabolismo e à redução de fadiga central em exercícios de longa duração.


Fonte: Abn News

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Check-ups periódicos e bons hábitos são segredos para vida saudável


A Medicina Preventiva vem ocupando um espaço cada vez maior na vida dos cidadãos. É do conhecimento de todos, que prevenir o aparecimento de doenças é muito mais eficiente e muito mais barato que tratar uma doença já instalada. Neste contexto surge o conceito do check-up, que é um conjunto de ações que visam o rastreamento de doenças e problemas de saúde em indivíduos sem sintomas. Estas ações incluem muito mais que o ato de realizar exames, envolvendo orientações e conceitos de prevenção de doenças, constituindo uma avaliação bem completa da saúde de um indivíduo e fornecendo conceitos fundamentais para a promoção da saúde.

De acordo com Ritamaris de Arruda Régis Borges, médica especialista em diagnóstico por imagens da DASA, que representa em Mato Grosso as marcas Cedic/Cedilab, os brasileiros não têm muito costume de realizar check- ups, o que é um equívoco, pois esta prática pode detectar doenças em estágio inicial e salvar vidas. "Só para dar um exemplo, graças aos exames preventivos, nos últimos 10 anos houve uma queda de 30% nas mortes em decorrência do câncer de mama. Nos homens, cerca de 70% a 90% dos tumores malignos de próstata podem ser curados quando detectados precocemente", conta Ritamaris.

Segundo a Dra. Natasha Slhessarenko, patologista clínica do Cedic/Cedilab, não está definido na literatura uma idade para começar a fazer exames preventivos."Em ambos os sexos, havendo o vício de fumar, sobrepeso ou obesidade, antecedentes familiares ou sedentarimo, deve-se iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico. No caso de resultados dentro dos limites da normalidade, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e se alterados, semestralmente ou a critério do médico. Nos casos em que não há antecedentes familiares ou fatores de risco, os exames devem ser iniciados no máximo aos 40 anos de idade e repetidos também a cada ano. Em pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, a rotina de exames deve ser mais complexa e definida individualmente", explica Dra. Natasha.

A patologista diz que os exames laboratoriais que homens e mulheres devem fazer ao realizar um check up são:
Glicemia - dosagem dos níveis de açúcar no sangue, para diagnóstico da diabetes ou das hipoglicemias
Perfil Lipídico - dosagem das gorduras circulantes, incluindo o Colesterol total, HDL-Colesterol (Colesterol bom), LDL-Colesterol (Colesterol ruim) e Triglicérides
Hemograma - permite a avaliação da presença de anemia, infecções ou problemas relacionados ao número das plaquetas
Uréia e creatinina - avaliam a função renal
AST e ALT - permitem diagnosticar sofrimento do fígado
Eletrólitos - Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo e Magnésio
EAS - Exame simples de urina
EPF - Exame de fezes

Quanto aos exames de imagem, a Dra. Ritamaris explica que os mais comuns são, no caso das mulheres, a mamografia, para prevenir o câncer de mama(anualmente a partir dos 40anos), o papanicolau e a ultrassonografia transvaginal, para evitar doenças relacionadas ao útero e aos ovários(anualmente a partir de 25 anos ou quando vida sexual ativa) e o de densitometria óssea, para a prevenção da osteoporose( em mulheres acima dos 50 anos). O eletrocardiograma, que é um exame para prevenir doenças do coração, deve ser feito tanto por mulheres, quanto por homens. "Para os homens a partir dos 40 anos é importante realizar o exame de palpação digital da próstata (toque retal), para evitar o câncer de próstata", diz a médica.

É importante ressaltar que o acompanhamento médico regular é extremamente importante, mas que a manutenção da saúde depende principalmente de bons hábitos de vida. "Hoje, a medicina dispõe de um grande arsenal para o diagnóstico precoce de uma série de doenças, entretanto estes se mostram inúteis, nos casos em que o indivíduo não toma consciência do seu papel para a garantia de uma vida mais saudável" finaliza a Dra Natasha.



Fonte: Abn News

Bronzeamento artificial continua suspenso


As clínicas de bronzeamento artificial continuam proibidas de funcionar. A decisão que concedia liminar favorável ao uso dos aparelhos para finalidade estética foi suspensa estas semana na Justiça.

No caso, continua legal a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe, em todo o território nacional, a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial com finalidade estética.

A norma vem sendo questionada por clínicas de estética em todo o País, mas a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4) conseguiu suspender a decisão do Juizado Especial Federal de Novo Hamburgo (RS), que concedeu liminar a uma empresa para afastar os efeitos da Resolução nº 56/09 da Anvisa.

Outras tentativas de manter o bronzeamento artificial estão sendo revertidas pela procuradoria. Os argumentos acolhidos pelos juízes são de que a autarquia tem atribuição legal de proteger a saúde da população, mediante normatização, controle e fiscalização dos produtos, podendo restringir ou proibir o uso de determinados equipamentos que coloquem pessoas em risco.

A procuradoria ainda argumenta que o interesse econômico de uma única pessoa ou grupo econômico, perfeitamente indenizável, não pode prevalecer sobre a preservação da saúde pública.



Fonte: Abn News

Entenda o seguro de automóveis - Parte 10


Aconteceu um sinistro...
Estou com problemas com o meu contrato de seguro. O que faço?



No caso de você não estar satisfeito com o encaminhamento do seu pedido de indenização, Tudo Sobre Seguros sugere algumas iniciativas para conduzir a um entendimento melhor:

1. Fale com o corretor da sua insatisfação:Caso o corretor não consiga resolver seu problema, encaminhe sua reclamação ao executivo principal da área de sinistros da seguradora. Procure também a ouvidoria da empresa e o serviço de atendimento ao consumidor.

2. Reforce sua reclamação:
Pelo correio, em carta registrada com A.R. (Aviso de Recebimento), envie cópia da documentação referente ao sinistro e relate o problema que está enfrentando. Informe nessa correspondência todos os contatos pelos quais a seguradora pode se comunicar com você: endereço, telefones fixos, celular, e-mail, etc.

3. Releia sua apólice de seguro:As condições contratuais da apólice do seguro do seu carro têm cláusulas específicas para situações como essa. Leia com atenção para saber o que foi acordado.

4. Procure a Susep (Superintendência Nacional de Seguros):A Susep, , subordinada ao Ministério da Fazenda, é o órgão fiscalizador do mercado de seguros que controla o funcionamento das empresas do setor, com poder de aplicar penalidades. Zelar pelo interesse dos consumidores de seguros está entre suas atribuições.

Para apresentar uma reclamação à Susep, você vai precisar da cópia da apólice.

5. Defesa do consumidor:
Procure os órgãos de defesa do consumidor do seu estado e município para registrar queixa. Envie carta para os jornais (Cartas dos leitores) e conte o tratamento que a seguradora está lhe dispensando.

6. Recorra à Justiça:
Esgotadas todas as formas de negociação, recorra à Justiça. Se o seu prejuízo financeiro for de até 40 salários mínimos (R$ 18.600,00, em valores de 2009), você poderá recorrer ao Juizado Especial Cível (JEC), o antigo Juizado de Pequenas Causas. Até 20 salários mínimos (R$ 9.300,00, em valores de 2009) você não vai precisar de advogado. Valores superiores ao limite fixado para o JEC são encaminhados por ação civil pública.


Fonte: Funenseg - TSS

Obesidade de grávida aumenta risco de problemas cardíacos no bebê


Mulheres acima do peso mas que não são obesas não apresentam riscos


As mulheres obesas durante a gravidez têm maior risco de dar à luz a crianças com problemas cardíacos congênitos, adverte um estudo americano.

O estudo dos INS (Instituto Nacional de Saúde) mostra que a obesidade da mãe aumenta em 15% na média o risco de ter um bebê portador de problema no coração. Quanto maior a obesidade da mãe, mais aumenta o risco.

As mulheres "moderadamente obesas" têm 11% de risco adicional de dar à luz um bebê com má-formação cardíaca, enquanto as pacientes com "obesidade mórbida" ou extrema apresentam 33% de risco adicional.

A obesidade se define por um IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 30 kg/m2 e de 35 kg/m2 para a obesidade extrema. O IMC é calculada com a divisão do peso de uma pessoa pelo quadrado de sua altura.

Os defeitos congênitos cardíacos são a causa mais comum dos problemas registrados no nascimento, afetando oito recém-nascidos em cada 1.000.

- A tendência não dá margem para dúvida: quanto mais obesa é a mulher, mais chances existem de que ela tenha um bebê com problema cardíaco.
O estudo analisou as mães de 7.392 bebês nascidos com problemas cardíacos, comparados com as de 56 mil cujas crianças não apresentaram falhas congênitas, e foi publicado na edição online do American Journal of Clinical Nutrition.

As mulheres acima do peso mas que não chegam a ser obesas não apresentam estes riscos.

- Se uma mulher é obesa, é importante que tente perder peso antes de engravidar.

Fonte: R7

Depressão: saiba mais sobre ela


Depressão pode ser a causa de afastamento do trabalho


Você sabia que a depressão, doença que causa sintomas físicos e emocionais, e é caracterizada, principalmente, pela falta de interesse em atividades cotidianas, é a causa de inúmeros afastamentos no trabalho?

Uma pesquisa encomendada pela Federação Mundial para Saúde Mental "Depressão, A Verdade Dolorosa" avaliou 377 adultos diagnosticados com depressão e 756 médicos (clínicos gerais e psiquiatras) do Brasil, Canadá, México, Alemanha e França. O estudo revelou que 64% das pessoas deprimidas relataram ausência no trabalho (uma média de 19 dias perdidos por ano) e 80% disseram ter a produtividade reduzida em cerca de 26%.

De acordo com o psiquiatra professor da Unifesp, Dr. Acioly Lacerda, em longo prazo, sem dúvidas, quadros de depressão não tratados podem resultar no afastamento das atividades, elevando o absenteísmo nas empresas, ou até mesmo em demissão, já que a baixa produtividade e o desinteresse pela rotina podem afetar a avaliação da empresa sobre o funcionário. "Por isso é muito importante reconhecer os sintomas, buscar ajuda médica e seguir corretamente o tratamento indicado pelo especialista. A falta de tratamento compromete a vida social e profissional do paciente", completa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que até 2020 a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. No mundo, estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a depressão - 17 milhões delas somente no Brasil e, segundo dados da OMS, 75% dessas pessoas nunca receberam um tratamento adequado.

Ambiente do trabalho pode contribuir

Competitividade, situações de estresse, jornadas de trabalho muito longas e a busca inconstante por melhores resultados e desempenho. Todas essas situações configuram um cenário oportuno para o desencadeamento de um quadro depressivo, pois o indivíduo fica exposto a situações estressantes, se cobra mais por metas não atingidas, além da perda na qualidade de vida.

As atribuições do cargo também devem ser consideradas um fato de risco para doença, principalmente para as pessoas com predisposição genética. "Um executivo, por exemplo, que não gosta de falar em público, porque se sente desconfortável e ansioso, mas precisa fazer apresentações à grupos ou dar palestras pode ser forte candidato a torna-se depressivo. Isso porque o indivíduo fica exposto à situações repetitivas de estresse psicológico", afirma Lacerda.

Principais sintomas da depressão:

* emocionais: tristeza, perda de interesse, ansiedade, angústia, desesperança, estresse, culpa, ideação suicida.

* físicos: baixa energia, alterações no sono, dores inexplicáveis pelo corpo (sem causa clínica definida), dor de cabeça, dor no estomago, alterações no apetite, alterações gastrintestinais, alterações psicomotoras, entre outras.

"Para o indivíduo ser diagnosticado como deprimido, deve reunir pelo menos cinco dos sintomas acima, sendo que um deles tem que ser tristeza ou perda do interesse em atividades antes prazerosas, com duração mínima de duas semanas", comenta.

Tratamento

O objetivo central do tratamento da depressão é a remissão (melhora completa da sintomatologia depressiva). Como grande parte das doenças, há sempre um risco de, mesmo tratado corretamente, o paciente apresentar recaída no futuro (cerca de 80% das pessoas que apresentaram um episódio depressivo devem apresentar um ou mais episódios adicionais). A depressão, portanto, é, na maioria das vezes, uma doença crônica, assim como diabetes e hipertensão. Quando tratada adequadamente, o paciente leva uma vida absolutamente normal.

"A pratica clínica mostra que a depressão, muitas vezes (cerca 2/3 pacientes), se manifesta emocionalmente e fisicamente no paciente, causando diversas dores e incômodos", explica o psiquiatra. Hoje, já existem tratamentos que combatem ao mesmo tempo essas duas classes de sintomas, com perfil de tolerabilidade, aspecto importante para uma medicação que geralmente necessita ser utilizada por períodos longos. É o caso da duloxetina, uma moderna opção medicamentosa que age nos sintomas emocionais (tristeza, ansiedade, humor depressivo) e físicos (fadiga, dores vagas e difusas no corpo) da depressão.

Sobre a depressão

A causa da doença ainda é desconhecida, mas uma das teorias mais aceitas é que a depressão é conseqüência de uma disfunção no sistema nervoso central, que diminui e desequilibra as concentrações de dois neurotransmissores (a serotonina e a noradrenalina). Estes neurotransmissores são responsáveis pelo aparecimento dos sintomas físicos e emocionais da depressão.

Apesar do difícil diagnóstico e da gravidade da doença, existem tratamentos eficazes atualmente. Os mais comuns envolvem psicoterapia e medicamentos e, para que haja o desaparecimento completo dos sintomas, é preciso que seja aplicado um tratamento completo. Um dos mais recentes antidepressivos, a duloxetina, tem dupla ação, aumentando e balanceando os níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro. Por isso, atua sobre os sintomas emocionais (tristeza, ansiedade, humor depressivo, perda do interesse, ideação suicida) e físicos (fadiga, perda de energia, alteração de peso e sono, dores de cabeça, nas costas, no pescoço, entre outras) da doença, proporcionando significativa melhora na qualidade de vida do paciente. A duloxetina, um medicamento dos laboratórios Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, foi estudada até o momento em mais de 6.000 adultos com depressão e é comercializada em mais de 40 países, entre os quais Estados Unidos, México, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.

É importante ressaltar, porém, que não se deve usar nenhum medicamento sem prescrição e rigoroso acompanhamento médico. Os pacientes com depressão devem também ser encorajados a modificar seus hábitos diários: realizar atividades físicas regulares, manter um período satisfatório de sono diário, ter uma boa alimentação e evitar o uso de substâncias como anorexígenos, álcool e tabaco.

Fonte: Abn News

terça-feira, 6 de abril de 2010

Entenda o seguro de automóveis - Parte 9

Aconteceu um sinistro...


Eu fui responsável pela batida. O seguro do meu carro paga o conserto do outro?


Sim, se você tiver contratado um seguro de responsabilidade civil. Consulte sua apólice e verifique o Limite Máximo de Indenização (para danos materiais e corporais).

O dono do carro ou de outro bem material que foi atingido vai precisar registrar na seguradora o aviso de sinistro de terceiro, explicando como o acidente aconteceu.

A seguradora só vai autorizar o serviço depois que analisar o laudo de vistoria de ambos os carros.




Eu atropelei uma pessoa. O que faço?

É uma situação difícil e complicada, além de envolver sofrimento e preocupações. Se você contratou uma cobertura de responsabilidade civil, problemas futuros serão amenizados, inclusive honorários de advogado e custas judiciais.



Você deve cumprir algumas etapas, entre elas:

• em primeiro lugar, procure dar atendimento à vítima, tenha sido ou não responsável pelo acidente;

• vá à Delegacia Policial mais próxima e registre o Boletim de Ocorrência;

• avise ao seu corretor e à seguradora. Se você contratou uma cobertura de responsabilidade civil, ambos vão lhe dar as orientações necessárias sobre os próximos passos.



Esses procedimentos são importantes, mesmo que a vítima não apresente queixa no momento. A reclamação, no entanto, poderá ser feita depois. Lembre-se, também, de anotar nomes, telefones e endereço de todas as pessoas envolvidas no acidente, inclusive testemunhas, tendo você sido responsável ou não.

O pedestre atropelado e seus beneficiários (cônjuge, filhos), da mesma forma que você, podem abrir um processo, declarando-se vítimas e pedindo reembolso das despesas médicas ou indenização por invalidez e morte.

Com o início das investigações, o acusado poderá ser processado por dano pessoal, permitindo às vítimas pedirem pagamento de despesas hospitalares, perda de capacidade de trabalho ou ressarcimento pela impossibilidade de trabalhar normalmente por determinado período de tempo.

A legislação brasileira permite pedidos de indenização por danos como sentimento de dor, perda, constrangimentos e sequelas, além de conceder aos familiares o direito de abrir processo pela morte de familiares mortos em acidentes.

Numa situação dessas, se a vítima fatal for um pai de família, a mãe das crianças pode entrar com um pedido de pensão alimentícia ao proprietário do veículo causador do acidente.



Eu atropelei uma pessoa e não comprei o seguro de responsabilidade civil facultativo. Existe algum outro recurso nessa situação?

Outra opção é o DPVAT, seguro obrigatório que cobre morte, invalidez e despesas médicas e hospitalares.

O prazo para a vítima entrar com uma reclamação é de três anos após o acidente.

A questão é que, caso a culpa do motorista fique comprovada e os valores de indenização do DPVAT sejam insuficientes para cobrir as despesas, o complemento financeiro será de responsabilidade do proprietário do veículo.

Lembrete útil:

Tentar resolver o acidente na hora, para evitar aborrecimentos posteriores, pode ser uma má escolha. Apesar de ser possível firmar um contrato no local do acidente, esse compromisso não terá valor se a vítima resolver mover uma ação.

Na hora do acidente, a pessoa pode se comprometer a receber R$ 500 e não pedir mais nada, mas pode mudar de ideia e ganhar também uma indenização, na Justiça. Por outro lado, o impacto emocional do acidente reduz a capacidade de raciocínio dos envolvidos.


Fonte: Funenseg - TSS

Anestesia: saiba mais sobre ela


A anestesia como tudo na medicina envolve riscos


A anestesia é cada vez mais indispensável na área da saúde. Dela dependem cirurgias e diversos procedimentos médicos, trazendo mais conforto e segurança para o paciente. Apesar de envolver muita tecnologia, e ser bastante segura, como tudo na medicina envolve riscos. Uma consulta prévia com o anestesiologista, a realização de exames pré-operatórios, a escolha correta do tipo de anestesia a ser empregada no paciente, além de um bom equipamento de anestesia com toda a monitorização indicada são alguns elementos-chave, explica o dr. Desiré Carlos Callegari, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP).

"Se os cuidados com todos os aspectos que envolvem a realização do ato anestésico-cirúrgico forem tomados, e sendo o procedimento realizado em hospital ou clínica que disponha de todos os recursos, aliado a um profissional da especialidade bem preparado, uma intercorrência relacionada à anestesia pode ser revertida e ter um final feliz. Mas em certos casos, esta intercorrência pode ser causa de uma complicação orgânica do paciente, que a despeito de todo esforço e competência do médico anestesiologista, pode não ter um resultado desejável".

O especialista explica que não há como realizar teste para se ministrar um ato anestésico, pois o próprio teste com os medicamentos usados pelo anestesiologista poderia levar a complicações indesejáveis. "Uma anamnese bem realizada pode detectar, na história do paciente, antecedentes que sinalizam prováveis complicações que podem ocorrer. Assim poderemos evitar a administração de determinados fármacos ou adotarmos estratégias para a condução da anestesia".

O medo, portanto, costuma ter origem no aspecto psicológico da perda da consciência e, por conseguinte, da sua autonomia. "Alguns pacientes não se sentem confortáveis ao depositar suas vidas nas mãos de outra pessoa, além dos riscos que o procedimento anestésico-cirúrgico pode resultar. Nestes casos, o paciente deve ser esclarecido em todas as suas dúvidas, o que certamente o deixará mais tranqüilo e confiante no procedimento que irá realizar", afirma dr. Desiré.

Para o sucesso da anestesia, o paciente tem papel fundamental. Procurar por um médico qualificado, em local adequado, e de preferência dentro de ambiente hospitalar são alguns itens muito importantes. "A formação ideal para o médico que vai aplicar anestesia inclui a graduação em medicina e uma pósgraduação de três anos em residência médica reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura e/ou Sociedade Brasileira de Anestesiologia, sendo conferido ao profissional o título de especialista. A atualização é efetuada pelos programas de educação continuada realizados pelas sociedades de especialidades, por meio de congressos, cursos e publicações".

Em termos de segurança a anestesiologia brasileira pode ser considerada boa em comparação com a praticada em países de ponta, analisa o médico. "A anestesiologia brasileira tem tradição de contínua preocupação com a segurança do paciente. A começar pela estrutura de formação de novos especialistas, com a organização e avaliação dos Centros de Ensino e Treinamento em todo o país, o compromisso com a educação continuada e atualmente com recertificação dos especialistas".


Fonte: Abn News

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Os riscos da automedicação


Ingestão de medicamentos sem indicação médica é uma das principais causas de internação no país


A automedicação é um sério em diversos países, entre eles o Brasil. Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, o percentual de internações hospitalares ocasionadas por reações ao mau uso de medicamento é superior a 10%. No Brasil, 80 milhões de pessoas têm o hábito de se automedicar, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas – Abifarma. Outro número surpreendente foi dado pelo Centro de Assistência Toxicológica da Universidade de São Paulo – Ceatox-USP, 40% das internações por intoxicação são provocadas também pelo uso indiscriminado de remédios.

Um exemplo bastante comum é a ingestão frequente de medicação principalmente para dores de cabeça e febre. Algumas substâncias usadas em analgésicos e antitérmicos, com ação anticoagulante, podem gerar hemorragias internas e afetar o estômago. Segundo Paulo Celso dos Santos Moreira, cardiologista e presidente da Regional de Marília da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp, outra medicação frequentemente tomada sem orientação médica são os diuréticos, que podem levar a graves complicações como desidratações, hipotensão, hipopotassemia e arritmias.

Combinar dois ou mais medicamentos sem orientação médica ou alterar as doses previamente estabelecidas, por conta própria, também podem causar sérios problemas. Um exemplo são os remédios para emagrecer combinados a antidepressivos, que provocam cardiopatias. Outras drogas, se tomadas com doses aumentadas, alteram a pressão e elevam o risco de infarto.

O dr. Paulo Celso relata que, na prática clínica, é bastante comum o uso abusivo e contínuo de anti-inflamatórios não hormonais, que aliviam a dor e a inflamação, porém acarretam inúmeros danos à saúde e ao tratamento.

“A maioria de nossos remédios pode matar se usados de forma inadequada ou excessiva. Um exemplo disso é a medicação usada para aumentar o poder de contração do músculo cardíaco, os digitálicos. A intoxicação leva o paciente a anorexia crescente, seguida de náuseas e vômitos. Posteriormente, aumentam as arritmias cardíacas de maior complexidade, até as potencialmente fatais”, adverte o especialista.

Uma solução para reduzir os riscos da automedicação seria um maior rigor na venda destas substâncias, com retenção das receitas nas farmácias, sugere dr. Paulo Celso. “Entretanto, a maioria dos medicamentos é vendida livremente, sem nem precisar de prescrição médica”.

Fonte: Abn News

Especialista fala sobre eliminação dos excessos cometidos na Páscoa


Intensificar os exercícios após o feriado é uma boa solução para queimar as calorias extras

Branco, preto, ao leite ou meio-amargo não importa o tipo, esta época é sempre uma tentação para os amantes de chocolate que encontram as prateleiras do supermercado recheadas com ovos de Páscoa deliciosos. E como é difícil resistir, a Contours, rede internacional de academias dedicada exclusivamente ao público feminino, preparou uma lista com dicas para evitar o ganho de peso diante de tantas guloseimas deliciosas.

O grande segredo para evitar o ganho de peso é gastar mais energia do que ingerir calorias, desta maneira os exercícios são fundamentais neste processo. De acordo com a professora da Contours, Fabianna Queiroz na semana que antecede a Páscoa, a parte aeróbica do circuito é intensificada para aumentar o gasto calórico do treino.

"Nossa estratégia é intensificar a perda de peso antes do feriado para que as alunas continuem motivadas e não exagerem na comida", explica Fabianna. Além do trabalho feito antes da Páscoa, a escolha dos exercícios do circuito pós-feriado também é importante. "Depois que passamos por qualquer comemoração, a frequência das alunas é muito maior, por isso se elas encontrarem um treino atrativo é sempre mais motivador", diz.

Alguns segredinhos de como consumir os alimentos certos também ajudam a manter o peso. De acordo com a nutricionista da Contours, Mariana Duro ter uma rotina de refeições fracionadas é fundamental para não engordar. "O ideal é comer de três em três horas, mesmo durante o feriado. Não quebrar a rotina dos hábitos rotineiros como tomar café da manhã e a ingestão de frutas nos intervalos, evitam o aumento da ansiedade e saciam a vontade de comer doce, o que mantém o metabolismo funcionando de maneira regular sempre", afirma Mariana.

As frutas são grandes aliadas nesta época porque além de conterem frutose, que é um açúcar natural, possuem grande quantidade de vitaminas e sais minerais. "Recomendamos a ingestão de três frutas diferentes por dia para saciar a vontade de comer doce e manter a quantidade de nutrientes no organismo sempre equilibrada", afirma.

Além de manter a rotina, não consumir chocolate com o estômago vazio evita a superabsorção de açúcar e picos de glicemia, o que potencializa o acúmulo de gordura, uma vez que o organismo humano não é capaz de utilizar toda esta energia de uma só vez, transformando tudo nas famosas gorduras localizadas. O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, antes de comer o chocolate, pois eles ajudam na digestão.

Já que não comer ovo de Páscoa é quase impossível, é melhor escolher os tipos mais escuros. Segundo a nutricionista, o chocolate meio-amargo e o chocolate que possui 70% de cacau, aumentam o efeito antioxidante da própria fruta e contém menores quantidades de gordura, leite e açúcar. Os chocolates de soja também são boas opções, além de saborosos são isentos da proteína do leite, provocando menos alergias alimentares.

Você sabia que...

> Não consumir chocolate de estômago vazio evita a alta absorção de açúcar que provocam hiperglicemia;

> Chocolates meio-amargos possuem menor quantidade de gordura, de açúcar e de leite;

> Chocolate de soja é tão saboroso quanto os tradicionais e é mais saudável porque não contém leite.

> Aumentar os treinos aeróbicos antes de comemorações como a Páscoa ajudam a manter o peso e a motivação;

> Fazer refeições fracionadas de três em três horas, mesmo aos finais de semana e feriados é essencial para evitar o acúmulo de gordura;

> Comer três frutas por dia aumenta a ingestão de frutose, diminuindo a vontade de comer doce;

Serviço:

A rede americana Contours, academia exclusivamente para mulheres, está presente em 28 países, como Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e África do Sul, somando mais de mil unidades em todo mundo. No Brasil, a rede possui unidades em 18 Estados brasileiros com mais de 100 franquias vendidas, sendo 75 já em operação.

A Contours oferece um método dinâmico que mescla exercícios aeróbicos com equipamentos de musculação exclusivos e concebidos especialmente para o corpo da mulher. O circuito de 30 minutos muda a cada semana e ainda incorpora acessórios diferenciados que intensificam a prática e tornam as aulas mais divertidas, tais como mini cama-elástica, saco de boxe, fitball, caneleiras, halteres, slide, corda e rubber, entre outros itens.

www.contours.com.br

Fonte: Abn News