INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE, ODONTOLOGIA E SEGUROS.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Novo tratamento promete eliminar cáries sem o uso de brocas


Procedimento sem dor utiliza substância chamada Icon
Dentistas alemães já estão usando um novo tratamento para cáries em estágio inicial, que não requer a utilização de brocas.


Dois terços dos alemães sentem-se incomodados ao sentar na cadeira do dentista. Um em cada oito pacientes sofre do que os dentistas do país classificam de uma fobia a tratamentos dentários, principalmente da broca. Mas uma boa notícia vem de Hamburgo: um novo procedimento chamado Kariesinfiltration, da empresa DMG, promete tratar cáries sem a utilização de brocas.

Mas ele pode ser usado apenas em alguns casos, como explica a diretora da DMG, Susanne Stegen. "O procedimento é eficaz no combate à cárie em estágio inicial, aquela que está no esmalte do dente e avançou no máximo até o primeiro terço da dentina. Tudo o que for mais profundo requer, infelizmente, a broca."

Normalmente o dentista tem duas opções de tratamento: na primeira ele faz uma aplicação de flúor no dente em questão e apela ao paciente para que tenha uma melhor higiene bucal. Depois é esperar para ver ser o pequeno defeito não se torna um buraco de verdade.

Ou então ele recorre logo à broca para eliminar a cárie ainda em estágio inicial. Nesse caso, porém, partes saudáveis do dente são eliminadas, como explica o dentista Ulrich Schiffner, da Clínica Universitária de Eppendorf . "Nesse caso o problema é que, em buracos que afetam apenas o esmalte do dente ou um pouquinho mais, é necessário primeiro retirar uma parte do dente para poder chegar até onde está a cárie."

Procedimento sem dor

Agora, o novo método oferece a possibilidade de preencher um buraco pequeno sem recorrer à broca e evitar a propagação da cárie para regiões mais profundas do dente. Primeiramente a camada mineral sobre a área defeituosa é eliminada com o uso de um gel, em seguida o novo material plástico, chamado de Icon, é aplicado ainda no estado líquido. Essa substância plástica penetra na matriz do esmalte, graças à capilaridade, e é então, como qualquer outro enchimento plástico, endurecida com luz.

O procedimento é voltado especialmente para cáries localizadas na região entre os dentes, mas também para pequenos defeitos em superfície lisa, como por exemplo em pacientes que usam aparelho.

Em toda a Alemanha existem aproximadamente seis mil profissionais que já aplicam o método Kariesinfiltration. O tratamento dura em média 20 minutos e custa entre 80 e 100 euros. O valor não é coberto pelos planos de saúde do país.

Os primeiros estudos clínicos com o Icon ainda não são conclusivos e baseiam-se, segundo Schiffner, num período de apenas 18 meses. "Esses estudos mostram que, em aproximadamente 75% das superfície dentárias tratadas, as cáries foram eliminadas." - (Ralf Gödde/DW-Word.De)

Abn News

Nenhum comentário:

Postar um comentário